segunda-feira, 19 de março de 2012

Fantástico: Esquema de Propina na Licitação Pública




O Fantástico de ontem (Domingo) reproduziu a matéria sobre CORRUPÇÃO, mostrou para o Brasil como funciona o esquema de fraudes nas licitações de órgãos públicos em nosso país.
Como vocês poderão ver, essa fraude ocorria no Hospital Federal do Rio de Janeiro, ou seja, na Capital do Estado. E como será que as licitações são realizadas em Cidades do interior?
No vídeo de 22 minutos, empresas conhecidas na terra do Abacaxi, estão envolvidas nas fraudes da licitação.
Podemos apontar algumas irregularidades na reportagem:
1.       Oferta de propina para a empresa ganhar a licitação; Segundo as empresas o valor “normal de pagar aos donos das licitações” é 10% do valor do contrato.

2.       Aumento do valor do contrato para que a propina seja maior;

3.       Licitação realizada pelas empresas e não pelo órgão licitante;

Ou seja, a licitação é popularmente conhecida com “CARTA MARCADA”.
Dizem que numa Cidade bem distante da terra do Abacaxi, um gabinete paralelo, comandado por um todo poderoso, funciona com outro tipo de “marcação” de licitação. Na contra capa do processo é colado um papelzinho amarelo como nome da empresa que deve ganhar a licitação em questão, e a Comissão de Licitação, indicada pelo comandante providencia os documentos.
Espero que nessa Cidade, o dinheiro não seja entregue como falado na reportagem, em caixas de uiques e vinhos!!!   

3 comentários:

  1. Fabricio Freitas Natália Dutra compartilhou um link

    A MOSCA AZUL: TOESA A BOLA DA VEZ NO FANTÁSTICO
    amoscaazul.blogspot.com
    SERÁ QUE O CONTRATO COM TALLIS QUE RECOLHIA O LIXO DE SÃO FRANCISCO VAI SER TAMBÉM APURADO OU VAI CAIR NO ESQUECIMENTO? SERÁ QUE TEM SECRETÁRIO ENVOLVIDO? UMA VEZ QUE A EMPRESA FOI MENCIONADA NAS FRAUDES DE LICITAÇÕES NA CAPITAL, VAMOS LÁ VEREADORES VAMOS INVESTIGAR TAMBÉM ESSE CONTRATO?

    ResponderExcluir
  2. Isto é claro que não acontece aqui em nossa São Francisco!?!? Rsrsrsrsrs...


    Maria de Iara

    ResponderExcluir
  3. gostaria q o fanatstico divulgasse q as mesmas firmas q ganhou a licitação no rio, onde a THALIS perdeu, sao as mesmas q concorreram aqui e perdeu pra q a thalis ganhasse, entao so cabe uma conclusao: a Thalis entrou la so pra da cobertura conforme combinado e as duas aqui para da cobertura a THALIS.. é uma vergonha total....

    ResponderExcluir