terça-feira, 6 de março de 2012

Depoimento de servidora agrava o caso do Prefeito de SFI

Quem é o Manda Chuva?
Beto, Fabel ou Cordova?
A situação do prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Beto Azevedo (PMDB), se agrava cada vez mais com os depoimentos prestados à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara Municipal para apurar suspeitas de irregularidades na Saúde do município. Depois do ex-secretário municipal da pasta Hober Caminhas, foi a vez da funcionária pública Adriana Costa Correia Figueiredo prestar depoimento à CPI.

A servidora pública municipal, responsável pela autorização de exames laboratoriais na prefeitura, confirmou as informações sobre as irregularidades denunciadas na CPI. Mais uma vez foi afirmado no depoimento as relações suspeitas entre a prefeitura e a Clínica Fênix na gestão do ex-secretário de Saúde do município Fabiano Córdova.

Segundo ela, “foi na gestão de Córdova que a Fênix passou a realizar a maioria dos exames e, que de fato foi autorizada essa quantidade, apesar de achar um exagero, levando em consideração sua vasta experiência no cargo”.

A depoente lembrou também que a Fênix, principal pivô da crise na Saúde do município, começou a prestar serviços, não era credenciada, mas que em tempo recorde conseguiu sua credencial. Ela disse também ter estranhado “o aumento de requisição de 12 mil exames mensais para 35 mil procedimentos, visto não ter ocorrido nenhum caso de epidemia ou aumento na população no município”.

Adriana também informou à CPI “que durante a semana eram marcados 170 exames laboratoriais para a Fênix, e 75 por semana para a concorrente, a Clínica Argeu, responsável pelos exames por longa data e que a referida empresa fornecia um serviço de ótima qualidade”. Segundo ainda a funcionária, dos 35 mil exames da Fênix, somente 600 eram por ela autorizados.

Adriana confirmou que o proprietário da Clínica Fênix, Fabel Santos Silva, chegou ao hospital no atual governo municipal e começou a comandar a Secretaria de Saúde, sempre participando das reuniões. A Fênix, ao contrário da Argeu, sempre era representada nas reuniões.

A funcionária também declarou que o secretário Hober Caminhas entregou o cargo por ter passado por muitos aborrecimentos com Fabiano Córdova e com a Clínica Fênix, motivado pelo fato de Fabel querer continuar ditando as regras na secretaria.

Adriana concluiu dizendo acreditar que a Fênix recebeu por exames que não realizou e que esses pagamentos irregulares teriam causado atraso nos três meses de salários dos servidores da Saúde.

Outra informação importante foi a redução da influência de Fabel Santos Silva a partir do momento em que Holber Caminhas assumiu a Secretaria de Saúde, o que configura a forte ligação entre o proprietário da Fênix, Fabiano Córdova e o prefeito Beto Azevedo, que costumavam fazer reuniões na secretaria fora do expediente, quando os funcionários não mais se encontravam no local.

Córdova, Fabel e Beto Azevedo não foram encontrados pela reportagem para falar sobre as investigações da CPI.

Relatório final deve estar concluído até dia 15
A CPI da Saúde de SFI deve concluir até o próximo dia 15 o relatório das investigações, que será encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RJ), Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e Tribunal de Contas da União (TCU).
A CPI é presidida pelo vereador Fabio das Neves Moreira, o Fabinho do Estaleiro (PSDB), que tem Renato de Buena (PP) como vice-presidente e Adriana Coelho (PPL) como relatora. Jarédio Barreto de Azevedo (PSDC) e Jamilton Chaô (PSB) são membros.

Jornal O Diário apresenta cópia do Depoimento da servidora.

Um comentário:

  1. so espero que a justiça seja feita e todos os envolvidos paguem pelo crime que cometeram!!!!!!
    principalmente o prefeito!

    ResponderExcluir