O último Concurso Público realizado pela Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana em 2008 está longe de ter um final feliz.
O Prefeito Beto da Saúde resistiu enquanto pôde para a homologação do mesmo, e só o fez, por determinação judicial através da Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público.
Tanto é que mesmo após a publicação dos resultados ocorrido no início de seu desgoverno, lá em 2009, só homologou o concurso 02 anos depois, mais precisamente em abril de 2011.
Os aprovados mais uma vez ficaram decepcionados com o Prefeito Beto da Saúde, que mesmo homologando o concurso não fez a convocação.
O Presidente da Câmara, o vereador Tininho, aproveitando-se do afastamento do Prefeito devido sua cassação pela Justiça Eleitoral, e numa jogada estratégica, fez a convocação, seguida de outra do Prefeito, finalmente chamando alguns aprovados, isto tudo em setembro de 2011.
O que foi dito acima é de conhecimento de todos, mas o que a população não sabe, é que quem controla as convocações é a Secretária de Educação, Yara Cíntia.
Mas aí fica a pergunta: O que Yara tem a ver com isso?
Tudo, primeiro que a maioria das vagas é da educação, e como ela já sabia que seria candidata, com a convocação dos concursados perderia os votos de cabrestos com as contratações irregulares que pratica.
E como o poder que exerce no Prefeito Beto da Saúde é em razão da manipulação da Primeira Dama, abusando da limitada inteligência da mesma, articula para chegar ao mandato de Vereadora a qualquer custo. É ela quem comanda os atos políticos do Prefeito Beto da Saúde, suas ações, manda e desmanda nos Secretários, ordena as notas oficiais do governículo, decide nomeações de 1º escalão e até o que vai ser dito na rádio local e quem falar.
Acontece que Yara é fraca, incompetente e inexperiente na frente da Política e do Governo, e com isso é fácil perceber o motivo do Prefeito Beto da Saúde amargar esse alto índice de rejeição.
Enquanto isso, a Prefeitura está contratando absurdamente, vagas, vagas e mais vagas são dadas por Yara, passando a perna até em Vereadores com mandato, já que ela é a candidata oficial do Prefeito e da Primeira Dama, que estão investindo pesado na candidatura da Secretária, utilizando o gordo orçamento da educação.
E os que saem prejudicados e perdem com essa situação, são os concursados. Por exemplo, foram chamados determinado número de aprovados para tomar posse provando que a Prefeitura tinha necessidade dos mesmos.
Da mesma maneira, nem todos convocados tomaram posse ou desistiram. O que seria o correto? O correto seria a Secretária de Educação informar as desistências e fazer a convocação, mas não fez. Como já falamos ela precisa das contratações de cabresto.
Desesperada em ganhar as eleições, usa a contratação irregular como moeda de troca, praticando na cara da população abuso de Poder Político utilizando-se das vagas dadas por apoio a sua campanha, fato que não passará despercebido pela Justiça Eleitoral.
Bem que amanhã, terça-feira, quando a Secretária Yara for a Câmara prestar esclarecimentos por supostas irregularidades na contratação da merenda tendo o seu namorado como Representante Legal da empresa vencedora, poderiam perguntar a quantidade de Professores que ela contratou no lugar dos Concursados de direito.
Atenção concursados, não percam esta oportunidade única de cobrar!!
E a resposta, a melhor de todas será a que daremos a ela nas urnas!!